2023 03 06 – Culpa sobre Rodas

Evento: Salão do Motor Clássico – Lisboa, 3 a 5 de março de 2023

Lamborghini: The Man behind the legend (2022, direção de Robert Moresco) mostra o conflito entre o Comendador Enzo Ferrari dos carros vermelhos com símbolo de cavalo contra a ascendente e mais jovem estrela Ferruccio Lamborghini dos carros azuis com símbolo de touro. E mais que um conflito de ambições, um choque de slogans: o Comendador dizia “Ferrari – se você quer ser alguém” e seu rival replicava “Lamborghini – se você é alguém!” Isso em 1964, no salão automotivo de Genebra.

Fast Forward seis décadas para terra não muito distante de lá e evento similar, o Salão Motor Clássico de Lisboa de 2023. Não há Lamborghinis aqui – automóvel talvez aristocrático em excesso para as franjas da União Europeia. Mas existem Rolls-Royce, Aston Martin, Porsche, Ford dos anos 1920, Mercedes dos anos 1950. Chego cedo, o espaço de eventos Cordoaria Nacional me pareceu já de boa lotação e aumentaria mais ainda – depois do sanduíche alegadamente de salsicha alemã que me serviu de almoço já era difícil caminhar. Muita gente a se interessar por carros antigos.

Ilustração do conflito entre a estética e a ética, o vermelhíssimo Ferrari tem sua beleza particular – e não deixa de tê-la embora se saiba que o artefato sujo e espaçoso chamado automóvel está condenado em um planeta que tenha futuro. Quem o contempla sabe que não deveria sentir alegria estética em vê-lo, mas sente. Um automóvel antigo, das Ferraris aos Buicks, é uma culpa sobre rodas, a durar enquanto o tempo não os extingue.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *