2023 04 06 – E eu que nunca quis saber de Quitéria

Evento: Enredo de novela, talvez

Quitérias sempre me cercaram e eu nunca quis saber delas. Cedo percebi uma grande mancha no meio do estado do Ceará, o município de Santa Quitéria. Naquelas vagas biografias de heróis da Pátria havia uma certa Maria Quitéria, associada à Guerra de Independência.

Todas vinham de uma – Quitéria filha de Lúcio Caio Otílio, gente da alta, que acompanhava o Imperador Adriano lá pelo ano 120. Sua mãe Cássia exagerou só um pouquinho nos dons maternais e deu à luz a NOVE gêmeas em um parto só.

Seu Lúcio ficou desesperado – não pelo preço das roupas infantis e viagens à Disney, o que seria compreensível, mas porque acreditava que nove dava azar. Mandou a parteira Cília matar as nove meninas. Esta no entanto entregou-as ao Arcebispo de Braga, e o santo homem cuidou delas, que se tornaram moças.

Só então o sr. Lúcio soube que tinha nove filhas. Esse fato, em vez de entupir as varas de família e inspirar enredo de novelas mexicanas, fez com que o pragmático pai decidisse fazer casamentos com homens importantes. Quitéria foi prometida a certo Germano. A teimosa Quitéria, no entanto, recusou-se. O pai a condenou à morte. Os soldados que a levaram ficaram cegos – mas embora a história não explique como, isso não impediu a execução. Quitéria apanhou a própria cabeça nas mãos e a levou para o seu local de sepultamento.

E essa é a história de Quitéria, que sempre me cercou e da qual nunca quis saber. Daria bom enredo de novela mexicana, se se tirar a parte da cabeça. Muito clichê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *