Evento: Persuaders, a série
Um milionário self-made-man estadunidense chamado Danny Wilde e um aristocrata britânico Brett Sinclair se engajam em corrida louca pelas estradas de Monte Carlo a pilotar uma Ferrari de sonho e uma Aston Martin idem. Depois se metem em briga em bar e são resgatados por um juiz, que apresenta a eles a escolha: cadeia ou trabalhar para ele como detetives informais.
Esse enredo que desafia os limites da credibilidade estourou nas telas do mundo, e da Rede Globo nos anos de 1972 e 1973, na série britânica The Persuaders! Os charmosos Tony Curtis e Roger Moore interpretavam os improvisados homens da lei Wilde e Sinclair na resolução de conspirações que por coincidência sempre se situavam em lugares como a Riviera francesa, Londres e Nova Iorque. E envolviam garotas de cintura 38 e jeito de modelo. Além das inevitáveis joias e rodadas em cassinos. Seria hoje defenestrada pela falta de diversidade entre outros pecados.
A série foi filmada em 1970 e 1971 e sem o saber os dois detetives faziam suas estripulias na beira do abismo em que seu mundo se jogaria. De 1945 a 1975 o mundo e especialmente os países centrais viveram a combinação de sonho de alto emprego, baixa inflação e eletrodomésticos em conta. Um mundo que prometia que em breve haveria Ferraris e Aston Martins para todos.
A utopia de hoje é um par de bicicletas e sanduíches de pasta de soja com uma foto da velha Riviera na tela do smartphone reciclado. A série era divertida, no entanto. Bobinha, mas rendia boas gargalhadas.