Filme: Império do Crime (1955)

The Big Combo (“Império do Crime” – título no Brasil). 1955, 87 min., com Cornel Wilde, Richard Conte e Jean Wallace.

Paulo Avelino

As silhuetas do obcecado policial Leonard Diamond (Wilde) e da belíssima loura quase-suicida Susan Lowell (Jean Wallace) aparecem em contraluz em um hangar invadido pela neblina e esta cena final de Império do Crime consiste em um dos momentos icônicos do Cinema Noir – ou ao menos essa é a opinião do redator da Wikipedia no verbete relativo ao filme.

Talvez com um pouco de exagero. Mesmo na época este filme escolhido para abrir o 10º volume da Coleção Filme Noir da DVDversátil não catapultou nenhum de seus atores para a fama. O Noir já não era novidade em 1955 e o Império do Crime se situa entre o enredo detetivesco clássico (à la Humphrey Bogart) e uma história (quase) romântica. Observe-se que a belíssima modelo e esposa do ator protagonista Wilde tinha muito em comum com sua personagem Susan – a atriz já tentara o suicídio por duas vezes.

Na sua busca de encarcerar o mafioso Mr. Brown (Conte), o detetive Leonard conhece a namorada do bandido, Susan, que queria se livrar do domínio de Brown, mas sempre com recaídas. Diamond descobre que Brown cometera um assassinato anos antes e este seria o gancho para levá-lo à justiça.

Noir assumido, o Império do Crime se parece passar em eterna noite de cenas de contraluz em um mundo sombrio de bandidos cínicos, mulheres indecisas entre o crime e a decência e tiras imitadores de Dom Quixote. Apesar disso não segue as normas do típico policial Noir por dois motivos. O tira tem pouco do cínico Private Eye ­­– Leonard afinal crê no mundo. E mais ainda, a femme fatale não é exatamente uma bandida que mistura e sedução e violência para alcançar o que quer. Susan tem uma relação dúbia com o gângster, assim como com o policial.

Fica o principal – o submundo, a contraluz, o mundo podre, o Noir. E isso o Império do Crime realiza bem.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *