2023 03 12 – Mudei o Rock ou mudei eu – ou nenhum dos dois

Evento: Final da Etapa Portuguesa do concurso Eurovisão de Música 2023

Pela vez primeira na vida toda votei por pre/conceito etarista.

A Rádio Televisão Portuguesa transmitiu a etapa nacional do concurso de músicas Eurovisão. Treze concorrentes com o que se havia de esperar: alguns clones de Beyonce e Lady Gaga, outros exibicionismos e um ou outro salpico de MPB. De lusitano só algum fado mesclado com balada pop inglesa.

Mas um grupo que se denomina Dapunksportif concorreu com uma baladinha roqueira “World needs therapy”. Baladinha roqueira – harmonias simples, muito metal a fazer som, e letra rasteira, típica de quem não tem o inglês como primeira língua (“I don’t wanna live in a world full of hate”).

Porém os sujeitos, o conjunto: não exatamente meninos, visual preto, caras a fazer de  zangadas. Conheci demais desses, embora nunca tenha sido desses. Nos anos 70 ou 80 havia sempre a velha turma arroqueirada no colégio – e isso creio ser válido para Brasil, Portugal e o resto.

Após décadas volto a me encontrar com a velha turma, por assim dizer – com alguns quilos a mais e fios de cabelo branco, disfarçados às vezes pela tintura. Em um mundo de meia idade, ali estão eles – eu – vivos e firmes.

Cravei o voto nos caras. No júri técnico, um desastre. Último lugar, dois miseráveis pontos (a vencedora teve 66). Mas no voto popular nós fomos o Terceiro. O que nos assegurou o sexto lugar geral. Seria esse vagalhão de votos a vingança da geração meia-idade? Jamais saberemos e nem precisamos saber. Parabéns a Mimicat, a merecida cantora vencedora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *