2023 03 25 – Estátua viva do futebol

Evento: Portugal 4 x O Liechtenstein, 23/03/2023, estádio do Sporting, Lisboa

Firme, sem desequilíbrios à esquerda ou à direita, estátua de si mesmo, Cristiano Ronaldo pontifica, sempre a fazer o contorno da alça da grande área, sem falar muito com os companheiros, concentração e seriedade personificadas.

Um antigo comentarista brasileiro já dizia que não participava de transmissão de jogo por televisão. A câmera segue a bola, e ele dizia que é no campo inteiro que se vê a conformação dos times e suas táticas. Essa era a opinião do velho e festejado jornalista e técnico da Seleção brasileira João Saldanha.

Como todos, eu já vira CR7 pela TV. A participação (e a falta de sorte) da seleção lusa no Qatar estão ainda jovens na memória. Não esperava muito mais ao vê-lo no estádio – mais um orgulho talvez tolo de dizer que vi o grande artilheiro jogar, antes de sua aposentadoria.

E estava certo o velho Saldanha. Ver o cara lá, focado, a mirar a bola a cada centésimo de segundo, a virar o corpo com uma velocidade difícil até de acompanhar e mais difícil ainda de adivinhar antes, ver a segurança que passa para os companheiros e para a torcida é em verdade outra experiência, diversa da telinha.

Não endeuso jogadores. Não acho que eles representem algo além deles mesmos – muito menos seus países. Não personificam um povo e alguns deles decididamente não são exemplos de bom caráter.

Nada disso impede alguns de serem grandes profissionais na sua área. E isso é Cristiano Ronaldo, um grande profissional, estátua de si mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *