2023 03 31 – Aquiles o Grego, quem diria, acabou no subúrbio

Evento: Antes da Guerra de Troia, com vinho e cabrito assado (talvez)

Aquiles ficou conhecido por um fracasso. Usain Bolt dos anos 1500 A.C., apostou corrida com uma tartaruga. Corria dez vezes mais que a tartaruga. Deu dez metros de vantagem ao bichinho. Para alcançar a tartaruga, deveria primeiro chegar ao ponto inicial da tartaruga. Mas então esta estaria um metro à frente. Aquiles corre mais um metro. Ela está dez centímetros à frente. Aquiles corre dez centímetros. Ela está um centímetro à frente. E assim por diante. Assim Aquiles nunca alcançará a tartaruga.

Esse paradoxo tem quebrado a cabeça de matemáticos e não é aqui que vamos resolvê-lo. Mas o guerreiro tem outras façanhas em seu portfolio. A começar da ascendência ilustre – filho de Tetis, que tinha sido paquera do próprio Zeus. (Não que isso fosse muito difícil – cliente do Tinder se já existisse, o número de garotas importava mais que a profundidade nos relacionamentos).

Na Ilíada recusa-se a bater ponto na guerra porque negaram a ele uma garota, Briseida – amuado, fica de beicinho no navio enquanto os outros vão à luta – o que mostra que dona Tetis talvez tenha mimado demais esse menino.

Sempre achei curioso o nome de um subúrbio de Lisboa, Chelas. Em “Lisboa Mítica e Literária” Angel Crespo informa que Aquiles esteve por lá, antes de Troia – daí o nome do bairro.

No velho Rio havia uma peça “Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá”. Podemos dizer “Aquiles, quem diria, acabou no Subúrbio”, o que mostra que até os deuses gregos estão sujeitos aos altos e baixos da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *