2023 04 16 – Abril, Revoltas Mil

Evento: 25 de Abril em Portugal

Abril significa festas em Portugal. Parte populares, parte empurradas pelo Poder Público, como geralmente ocorre em festas cívicas. Todo Poder busca sua legitimação – nenhum governante diz “eu mando porque tenho força”. Todas os Estados criam uma mitologia que se desfia no tempo e deságua neles, mitologia que compreende Ideias, Pessoas e Datas. 25 de Abril de 1974 é a grande data fundante mitologizada da República Portuguesa atual. Há palestras, fogos, e declarações de amor nem sempre sinceras de políticos à Liberdade, oh, Liberdade.

De certa forma é também data fundante para o Mundo. A Revolução Portuguesa (“dos Cravos”) representou a Primeira Revolução Moderna, ou pós-moderna. Antes as convulsões sociais tentavam mudar o Mundo, de preferência na marra, espécie de cirurgia profunda sem anestesia e sem se importar com os gritos do paciente. A Revolta dos Cravos foi a primeira que visou a administrar os males do regime social vigente, mais que a mudar tudo de ponta-cabeça.

Depois daquele Abril de 1974 ditaduras foram depostas e países se tornaram independentes. Mas cada vez mais essas mudanças se colocaram dentro do quadro do regime vigente, o capitalismo, questionando-o e procurando sua amenização mas sem tentar extirpá-lo.

Não que as revoluções “dos cravos” sejam inócuas ou inúteis: tirar gente de porões de tortura e melhorar o sistema de saúde público são tarefas maravilhosas e urgentes. Abril em Portugal se dispôs a isso, e sem o querer tornou-se Abril no Mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *