2023 04 19 – Tecnologias futebolísticas

Evento: Futebol brasileiro ontem e hoje

O jornal Público do sábado dia 15/4/23 divulgou: há exatos 301 jogadores brasileiros nas três primeiras séries do futebol português – 115 na mais elevada. No Brasil há exatamente um jogador português (Rafael Ramos, do Corinthians). Quanto a treinadores, em Portugal atua um brasileiro, no pouco conhecido time do Santa Clara. No Brasil trabalham sete portugueses, todos em times de primeira linha.

Comentaristas já se debruçaram e vão fazê-lo mais ainda sobre esse fenômeno, um de cujos pontos altos foi o sucesso do técnico luso Jorge Jesus no Flamengo em 2019 (foto), mas há um ponto que se tem em geral negligenciado. Futebol é uma tecnologia. Que gera muito dinheiro – o aparato de estádios gigantes espalhados pelo planeta, a franciscana pobreza da FIFA (para não resistir à ironia) e o estilo de vida dos maiores jogadores não deixa margem de dúvida.

Nessa tecnologia o Brasil foi gerador. Não só produziu pé-de-obra como os inesquecíveis jogadores, desde Pelé e Garricha a Romário e Ronaldo, como também produziu táticas e técnicas que libertavam e valorizavam a vocação desses jovens de se mover e de chutar. O Brasil não precisava importar tecnologia futebolística. Tinha-a própria e sobrava. Não é mais assim. O Brasil tornou-se importador de tecnologia até nesta área. Os lusos trazem a técnica europeia, com a vantagem da língua em comum.

Que o Brasil se recupere nesta área. Até nesta.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *