2023 04 20 – Querida e Temida Aposentadoria

Evento: Minha Aposentadoria, hoje

Há uma Filosofia da Aposentadoria? Não Filósofos aposentados. Sócrates só parou quando o obrigaram a beber cicuta e Kant cometeu suas estripulias de pensamento até o último segundo – o que nos leva a concluir que Filósofos não gostam de se aposentar. E nem aposentados filósofos – que pensam ser novos Sócrates e Kant agora que não têm de bater ponto. Mas uma Filosofia dela, existe?

Aposentadoria possui a dupla natureza de aspiração e problema. Poder-se-ia dizer que isso é de todo desejo humano, desde o recebimento de um Diploma ao nascimento de um filho, que depois de alcançados se revelam ser o apenas o início de novos desafios. A Aposentadoria no entanto revela sua dupla face muito antes de alcançada. Fica-se a se pensar no que se vai fazer depois, a se traçar planos do que se vai fazer, a se temer a decadência física e o Império do Tédio após o dia tão querido, que também consegue ser tão temido.

A comemoração de uma Aposentadoria é vazia, sacola de supermercado que só ganha sentido com o que se coloca dentro dela, diferente de um aniversário que celebra o estar vivo e com as conotações eróticas da festa do casamento, a começar do vestido branco. Uma aposentadoria vem sempre com um cumprimento, parabéns por ter conseguido, e uma cobrança – o que vai fazer agora? – e o principal cobrador é o próprio aposentado. Ser aposentado – que expressão estranha para quem ontem não o era.

Parabéns. E o que você vai fazer??…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *